Hospedagem – Aluguel de temporada, uma boa opção

Padrão

Já ouviu falar em aluguel de temporada?

A ideia não é lá uma novidade… quando éramos crianças já experimentávamos a modalidade no litoral norte de São Paulo e no Rio de Janeiro. Também na Europa, há pelo menos uns 20 anos, já existia a possibilidade de alugar apartamentos inteiros ou apenas um quarto por curtos períodos.

Mas isso era lá nos idos tempos sem iTudo e até sem cartão de crédito! Conseguíamos algumas poucas indicações em guias do tipo Let’s Go Europe ou nos postos de informações turísticas das estações de trem ou de forma ainda mais aleatória, as indicações vinham de pessoas que conhecíamos enquanto viajávamos!

Ufa que foi-se o tempo sem iTudo!!! As coisas ficaram mais fáceis🙂. Hoje tem uma infinidade de sites para aluguel temporário de apartamentos, casas, chalés, vilas, barcos e o que mais existir world around que possa ser considerado hospedagem. Nos sites você vê as fotos, lê os comentários dos usuários anteriores, escolhe a região da cidade e a faixa de preço e ainda troca diversos e.mails com o proprietário, ou seu representante, até finalmente conhecê-lo pessoalmente.

Já experimentamos esta alternativa de hospedagem com as crianças e a-do-ra-mos! Tornou-se nossa opção n. 1, especialmente depois que nos tornarmos uma “família de 5”.

VANTAGENS DO ALUGUEL TEMPORÁRIO:

1) resolvemos o nosso grande problema na hora de decidir a hospedagem para uma “família de 5”: “quantos quartos são necessários para nos acomodar?”, “como o hotel acomoda nós 5?”, “tem quartos conjugados?”, “tem quartos com três camas?”.

(Um aparte: se você tem uma “família de 4” já deve ter experimentado a dificuldade de conseguir quartos conjugados, mas o que você não imagina é como o mundo está organizado para “famílias de 4” e não para “famílias de 5”! Aliás, adotei esta expressão justamente porque toda vez que entro em contato com um hotel ouço uma variação dela: “ah, é uma família de 5”. E para conseguir quartos conjugados ou ao menos lado a lado com três camas em um deles tornei-me devota de Nossa Senhora das Viagens em Família de 5!)

Nosso cotage na Califórnia

Nosso cotage na Califórnia

De volta às vantagens do aluguel temporário:

2) num apartamento ou casa ou chalé ou vila temos sempre uma pia à disposição. Acabou-se então outro problema: “preciso lavar (e algumas vezes esterilizar) o copinho ou a mamadeira das crianças”.

3) ah, a pia acima fica numa linda cozinha! Perfeito, garantimos um bom café da manhã e podemos inclusive cozinhar um jantar caso as refeições do dia não tenham sido lá estas coisas. Oba, outro problema resolvido: aquele entra e sai de restaurante, tempo esperando, criança com fome e… eventualmente a comida não apeteceu alguém.

4) num apartamento alugado tem máquina de lavar roupas. Ufa! Não precisamos carregar uns 100kg de bagagem, levamos menos bagagem e lavamos as roupas na medida da necessidade.

5) o aluguel temporário costuma sair mais barato do que um hotel, mas também pode sair bem mais caro com opções de luxo. Se escolher um apartamento com conforto similar ao do hotel que você reservaria custará cerca de 30% mais barato.

6) e considere ainda que o fato de poder fazer uma ou mais refeições em casa também diminui os gastos com restaurantes, além de eliminar a obrigatoriedade de fazer ao menos três refeições em restaurantes, cafés ou lanchonetes.

7) Por fim, fugindo das questões práticas, um apartamento alugado nos proporciona um belo contato fora do eixo turístico, conhecemos um pouquinho do modo de vida das pessoas daquela cidade. Vamos ao supermercado, cozinhamos a comida local, usamos o segredo do portão para entrar no “nosso prédio”, cuidamos do lixo que produzimos como os moradores dali o fazem, comemos nos restaurantes da vizinhança – que não são aqueles caça-turistas… Enfim, experimentamos de forma autêntica um pouquinho do jeito de viver ali.

Nos apropriamos tanto do local que o Dito chegou a comentar: “nossa mamãe, até me sinto um pouco parisiense. Temos nosso apartamento, vamos ao supermercado, durmo olhando o céu por aquela janelinha [da mansarda], como madeleines e brioches no café da manhã…”

Da minha parte acrescento: dizíamos bon jour aos vizinhos pela manhã!

Nosso ap em Paris

Nosso ap em Paris. Fonte

DESVANTAGENS DO ALUGUEL TEMPORÁRIO:

Nada é perfeito, né?😦

1) não há serviço de quarto todos os dias. É possível combinar o serviço de limpeza e arrumação de acordo com sua demanda, mas é cobrado a diária: só para dimensionar pagamos cerca de U$35 em Los Angeles ou €50 euros em Paris.

2) não tem a opção de um restaurante a seus pés como teria num hotel. Embora tenha sempre pequenos e autênticos restaurantes no caminho até sua “casa”, além de opções delivery.

3) não há ajuda de carregadores, embora mesmo em hotéis este serviço seja mais escasso em outras paradas do que o é em nossa amada terrinha.

4) não terá o apoio da recepção para informações gerais ou alguma ajuda específica. Assim você terá que estudar um pouquinho mais o destino e os programas desejados. (Só para constar, na minha experiência os proprietários foram sempre muito atenciosos e forneceram todas as informações necessárias para uma estadia tranqüila.)

5) além de uma manutenção básica na bagunça diária é preciso também colocar a louça na máquina, tirar o lixo… E na partida é preciso deixar o apartamento minimamente habitável, isso não significa fazer a faxina, mas não dá para deixar como se tivesse passado um furacão.

6) normalmente deve ser feito um depósito caução para a eventualidade de danos causados. Às vezes esta caução é paga em dinheiro no momento do check in e devolvida no check out. Outras vezes esta caução é feita via Pay Pal e também devolvida pelo mesmo caminho dias depois. (Note, as duas formas de depósito caução que já experimentei foram estas, nunca tive problemas, listei aqui só para informar.)

7) será seguro? Bem, o risco sempre existe… tem algumas formas de se resguardar e dar passos mais seguros, tem dicas aqui e aqui, mas 100% é difícil afirmar. (Outra vez, nunca tive problema.)

Próximo post: Hospedagem – Aluguel de temporada,  os primeiros passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s