Fortaleza – o que você precisa saber

Padrão

Abaixo o que diria a amigos queridos que planejam visitar Fortaleza:

1) Quando ir: Tem sol e céu azul durante todo o ano. Em dezembro um pouquinho mais quente chega a 30ºC em julho fica em torno de 26ºC. A possibilidade de chuva é pequena, quando ocorrem geralmente são pancadas que duram pouco tempo. Improvável que estrague seu programa. Definitivamente é um destino de sol e praia. No ano novo, carnaval e Fortal (final de julho) costuma ficar mais cheia.

2) O que vestir: Roupas leves de verão: shorts, camisetas, maiôs, chapéus. Nunca faz frio, traga no máximo um moletom leve ou uma pashimina, mais para ser usada no avião do em Fortaleza propriamente.

Fortaleza 29

3) Use protetor solar: Aplique e reaplique o protetor solar durante todo o dia, até que o sol tenha se posto. Embora vente e o clima seja agradável, o sol queima sem dó. Não brinque em serviço, você estará pertinho da linha do Equador.

4) Beba muita água, mas não beba água da torneira da pia: É isso mesmo, a água da torneira da pia não é potável no Brasil, é comum que ela sofra contaminação durante a distribuição e armazenamento. Isso ocorre em todo o país mas especialmente nas regiões do norte e nordeste do país. Então só consuma água mineral, mas consuma muita água para não desidratar, ok?

5) Experimente:

a) água de coco fresca num coco aberto na hora. Toda barraca de praia tem e muitos restaurantes também. É delicioso, tem pouquíssimas calorias e hidrata.

b) tapioca no café da manhã ou no final da tarde na feirinha da Av. Beira Mar, mais informações aqui. Muito comum no norte e nordeste do Brasil é feita de goma de mandioca e pode ser pura ou recheada, doce ou salgada, com manteiga, leite de coco, leite condensado… E já fazem até sorvete de tapioca.

c) sucos naturais, de laranja a graviola e inclusive as misturas do tipo abacaxi com hortelã. Sucos são muito comuns no Brasil, todo restaurante, lanchonete, barraca tem. Enjoy it!

d) caipirinha de limão e de frutas variadas. Caipirinha é uma bebida alcóolica feita com pinga, suco e pedaços de frutas, açúcar e gelo. Você encontrará em restaurantes, bares, barracas de praia. A original é de pinga e limão, mas é fácil encontrar variada oferta de frutas do tipo mexerica, uva, morango, maracujá, carambola… e também é possível substituir a pinga por vodka ou saquê. Não perca, mas vá devagar, tá?

e) frutas variadas. É comum uma grande variedade delas especialmente nos cafés da manhã de hotéis. Experimente-as.

Fortaleza 2

6) Coma frutas e saladas mas cuidado com a contaminação: cuidado com frutas consumidas com cascas, saladas cruas e afins. Se conseguir lavar as frutas com água mineral é melhor, especialmente quando é para as crianças pequenas. No caso da salada crua, sinceramente: nós evitamos. Só comemos legumes cozidos em viagens. O risco de contrair uma diarréia é real e aí estraga a viagem, não é?

7) Converse com o garçom: as porções servidas em restaurantes de Fortaleza podem ser muito grandes. Às vezes vêem em travessas que servem 03, 04 ou mais pessoas. Olhe as mesas ao lado e converse claramente sobre o tamanho das porções.

8) Cuidado com seus pertences: Esteja atento e cuide de seus pertences. Não ande com grandes câmeras fotográficas penduradas no pescoço. Não deixe carteiras e câmeras sozinhos na areia da praia enquanto toma banho de mar. No caso do banho de mar é preciso se revezar, um cuida das coisas enquanto o outro entra no mar.

9) Jogue o papel higiênico no cesto de lixo: Se no banheiro tiver um cesto de lixo grande jogue seu papel higiênico lá, se o cesto de lixo for pequeno pode descartar no vaso sanitário. Saneamento ainda é um problema em todo o Brasil mas especialmente no norte e nordeste do país. Então o esgoto do vaso é despejado em córregos e em alguns lugares em fossas, que ficam cheias mais rapidamente se o papel for descartado no vaso sanitário. Lamento informar isso, por mais desconcertante ou nojento que isso possa te parecer, não hesite em jogar papel no cesto se ele for grande. Tem mais sobre descarte de papel higiênico aqui e aqui.

10) Tenha seu próprio lenço umedecido e ou lenços de papel: de maneira geral todos os banheiros sempre têm papel higiênico, mas eventualmente pode ter acabado bem na sua vez. Como o seguro morreu de velho… especialmente quando estou com as crianças sempre tenho lenço umedecido.

11) Avalie criteriosamente o uso do transporte público: A segurança pública não é um ponto forte no Brasil e circular de transporte público pode não ser muito seguro, especialmente quando está estampado em nossos rostos que somos turistas. Então, especialmente se estiver com as crianças, evite aborrecimentos: pegue um táxi (não sem antes conversar sobre a previsão de custo com o motorista) ou uma excursão. Não custam uma fortuna e podem evitar aborrecimentos.

12) Vai mesmo alugar um carro? É relativamente fácil andar em Fortaleza, um GPS te guiará sem sobressaltos. Mas as ruas têm buracos, pouca sinalização e muito trânsito. Se você dirige em Roma sem se estressar também o fará e sobreviverá em grandes cidades brasileiras, não apenas em Fortaleza. Se a ideia de dirigir em Roma não lhe passa pela cabeça… melhor planejar um outro modo de deslocamento.

13) Você será bem vindo: Além de ser um lugar lindo Fortaleza ainda conta com pessoas calorosas, simpáticas e de boa vontade. Os hotéis e restaurantes costumam prestar serviço atencioso e simpático. Sinceramente acho Fortaleza a cidade com o melhor atendimento ao turista no nordeste brasileiro.

14) Se tinha dúvidas sobre Fortaleza, minha aposta é de que elas acabaram: se por acaso você tem dúvidas sobre qual cidade do nordeste brasileiro deve visitar, meu palpite é Fortaleza. Mais limpa, melhores serviços, melhores praias, melhor infra-estrutura e mais fácil de se deslocar. Só teria dúvidas se a disputa fosse com Salvador, aí o páreo é duro, mas se tiver crianças Fortaleza vence por conta do Beach Park.

Enjoy it você será muito bem vindo.

Fortaleza 7

»

  1. Simone, amiga querida, suas dicas são as melhores. Aqui em casa funciona assim: Simone conhece? Se sim, sigamos os passos dela. Só ia ter que discordar com você sobre qual cidade do Nordeste conhecer. Mas, no finalzinho deste post você mencionou Salvador. rsrsr PERFEITO!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s