Em busca da próxima passagem… quando comprar?

Padrão

Esta é uma pergunta com pelo menos duas respostas. Vamos entender as possibilidades:

Compre com muita antecedência mas de preferência durante uma promoção

Essa condição se aplica especialmente quando você só pode ou precisa viajar na altíssima temporada, durante feirados prolongados, em datas especiais como Natal, Ano Novo ou Carnaval ou durante as férias das crianças.

Mas por que comprar com muita antecedência?

Porque nestas datas especiais as passagens são muiiiito procuradas no mundo todo. Os vôos estarão cheios independente de promoções ou do preço das passagens. E isto acontece todos anos, inclusive sofrendo pouco impacto de eventuais crises econômicas.

Então se estes são seus planos para as próximas férias, comece a planejar com cerca de 12 meses de antecedência. Vá “tomando conta” dos valores das passagens. Compare a oferta de diferentes companhias para o mesmo destino.

Mas ainda não é a hora de comprar… Sabe por que?

Paris Captura de Tela 2014-02-11 às 12.20.02

Por que as companhias costumam fazer algumas promoções ao longo do ano. Percebo que em alguns finais de semana ou durante grandes feriados o preço das passagens baixam, mesmo que sejam passagens para a época do Natal e Ano Novo. Isso não significa que você vai conseguir esta passagem por uns trocadinhos. Mas é bem possível que durante o Carnaval ou a Páscoa você encontre passagens para o Natal por um valor abaixo de U$1.000 – o que é um bom preço. Mais aqui.

E sabe por que?

Tenho minha desconfiança de que se o fluxo de caixa das companhias baixa em determinados finais de semana ou feriados então eles fazem as promoções para manter o fluxo de caixa. Também percebo que durante os meses de alta temporada, janeiro e julho especialmente, as passagens para qualquer lugar e época do ano ficam um pouco mais caras. Desconfio que seja justamente porque as companhias aéreas estão com o fluxo de caixa em alta nestes meses. É só virar fevereiro ou agosto e a coisa dá uma ligeira baixada.

Agora keep attention espere a promoção até em torno de 09 meses de antecedência da sua viagem. Porque se você quer mesmo viajar no Ano Novo, e não tem datas flexíveis, fique sabendo que os vôos estarão cheios, as passagens se esgotarão e quanto mais você demorar para comprar mais caro pagará por elas. Aqui cabe a lei da oferta e da procura. Então não deixe para comprar com 04 meses de antecedência, ou vai pagar caro por isso.

Compre em cima da hora, com (+/-) 02 meses de antecedência

Esta orientação só se aplica se esta não for “a” viagem de férias das crianças, se não for a viagem do Ano Novo, se vocês tiverem datas flexíveis ou uns dias de folga que ficaram sem planos e por fim se o destino também pode ser alterado.

Acontece que os preços de alguns destinos cujos vôos ficaram vazios baixam cerca de 03 meses antes da data do vôo e aí vocês aproveitam!😉

Já compramos 02 passagens e com mais U$2 viajamos 04 passageiros. Já copramos passagens para Paris pela Air France por U$810. Já encontramos passagens para a Páscoa em Estocolmo por U$850 ou em Paris por U$900 (pelo menos U$250 mais barato do que na opção acima). Já emitimos vôos com milhas no Brasil (ida e volta) por 10 mil milhas. Já voamos para a Argentina (ida e volta) com 18 mil milhas.

Por U$300 a menos chegamos na mesma Paris

Por U$300 a menos chegamos na mesma Paris

Mas em todos estes casos as datas e o destino eram flexíveis, não eram “as” férias das crianças, não tínhamos grandes expectativas e quando apareceu a possibilidade foi como um lindo presente surpresa.

Improvável que este tipo de “surpresa” aconteça no feriado do Ano Novo…

Resumindo minha estratégia

1) tomo conta do preço das passagens com 12 meses de antecedência;

2) compro passagens nos feriados (especialmente Carnaval e Semana Santa) e finais de semana de baixa de preços.

3) evito comprar passagens durante os meses de janeiro ou julho.

4) compro as passagens do final do ano até março, abril no máximo.

5) reservo uns dias livres no ano para aproveitar promoções “inesperdas”.

Mas keep in mind, isso tudo é apenas uma aposta minha, como apostar na bolsa de valores e ter o sangue frio para ver o dinheiro baixar ou as passagens aumentarem e num dia ver o dinheiro crescer e as passagens baixarem… costuma dar certo, tá?😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s