Leitura para os pais 1 – Crianças francesas não atiram comida e não fazem manha!

Padrão

Entre os maiores desafios de nossas vidas está educar nossos filhos. Tarefa diária, interminável e, lugar comum mas preciso, sem manual.

Viajar com a turminha é também uma ótima oportunidade de educa-los para o mundo, mostrando as diferenças culturais e inclusive apontado sua repercussão no comportamento das pessoas. Durante as viagens somos desafiados a nos adaptar a essas diferenças, nem que seja para não causarmos desconforto àqueles do entorno.

Sinto isso especialmente na Europa, onde os restaurantes são menores, onde não são ofertados desenhos e crayons nos restaurantes, onde as pessoas falam baixo e estão atentas para não incomodar o vizinho.

E não são apenas as crianças que são educadas nas viagens, diante das diferenças e diversidades nós adultos também vamos nos questionando, nos modificando e corrigindo. Tentando acertar ou ao menos não errar muito. Se não é possível ser perfeito, que ao menos não sejamos um desastre.

Compartilho estes questionamentos com algumas amigas próximas e o livro Crianças francesas não atiram comida de Pamela Druckerman, toca em muitos dos pontos que a vida e as viagens nos apresentam.

Então, se sobrar um tempinho para ler, pensar, concordar, discordar, rir… e para aprender muiiito!

French Children Don’t Throw Food: Parenting Secrets From Paris – Pamela Druckerman

* em junho/2012 ainda não tinha sido publicado em português e só consegui comprar na Amazon.co.uk;

** Atualizado em julho/2013 – Foi traduzido e está à venda no Brasil com o título Crianças francesas não fazem manha. Só tiraram o xadrez da geléia francesa da capa😦  !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s