Londres – as crianças curtiram a troca da guarda e Kensington

Padrão

Post anterior – Londres – as crianças amaram London Tower e Tower Bridge

Buckingham Palace e Kensington Palace.

Animadíssimos com a visita ao Museu das Jóias da Coroa no dia anterior acordamos para um dia muito especial: a visita a Buckingham – o palácio da rainha e a Troca da Guarda!

Chegamos de taxi até as redondezas do Palácio de Buckingham e caminhamos um pouco até chegarmos próximo ao portão.

Prepare-se por que fica cheio de gente, nada que justifique não ir até lá, pelo contrário: este é um passeio imperdível em Londres! Então segure as mãos da galerinha e vamos que vamos!

Durante o inverno, que era o nosso caso, a troca acontece dia sim dia não. No ano de 2010 acontecia às 11:00h. O melhor a fazer é checar a programação da troca com antecedência e ajustar os passeios dos outros dias a partir desta informação, cheque aqui.

“São os soldadinhos de chumbo da rainha!” exclamou Iaiá encantada.

Os “soldadinhos de chumbo”, os Queen’s Guards, que fazem a guarda do palácio passam em desfile acompanhados da banda (Guard Band) que toca músicas diversas – militares e até de filmes. Os soldados desfilam vestidos de uniforme vermelho e aquele chapéu preto que parece esconder os olhos deles, os bearskins caps – feitos de pele de urso negro do Canadá, ai coitados dos ursos…

“Mamãe, mas como é que eles enxergam o caminho?”, perguntou o Dito. Não sei Dito, também nunca entendi, e olhando de pertinho é fácil perceber os olhos de muitos deles, mas de fato em alguns deles parece que os olhos estão mesmo escondidos!

A marcha da guarda vem do Wellington Barracks – mais ou menos no percurso abaixo, mas a parte mais legal da cerimônia é a “troca” propriamente que acontece no jardim do palácio.

Se você chegar cedo pode conseguir um bom lugar próximo ao meio fio e ao portão de acesso aos jardins do palácio, próximo ao Victoria Memorial. Ou bem na grade do jardim, também é uma ótima posição. Mas… para as crianças a melhor forma para assistir a cerimônia é no “cavalinho do Papis”! Sério, é o camorote preferido deles, dá para acompanhar tudo tudo!🙂

Buckingham Palace pode ser visitado, assim como seus estábulos os Royal Mews e a Queen’s Gallery. Só é preciso checar as datas e horários de abertura.

Nossas Dicas sobre a Troca da Guarda e Buckingham Palace:

1) chegar cedo é bom, muiiito cedo pode ser cansativo;

2) sentar no meio-fio é bom para ver o desfile, mas a Troca da Guarda propriamente acontece no jardim. Então um lugarzinho próximo ao portão é bem legal.

3) no inverno a Troca da Guarda só acontece em dias alternados, por isso é importante checar as datas e horários logo no dia da sua chegada e se planejar.

4) é um passeio a céu aberto, pense duas vezes se estiver chovendo. Por isso é interessante planejar faze-lo no primeiro ou segundo dia da viagem, assim se estiver chovendo, ou não houver a Troca, você ainda tem outros dias possíveis pela frente.

5) se você ama os apps do iTudo, baixe o Changing Guards que tem todas as informações, mapas e  horários da cerimônia.

6) não há banheiros, fraldários, lanchonetes, água nas redondezas…

7) se o estandarte real estiver hasteado em Buckingham significa que a rainha está lá. Se a bandeira hasteada for a do Reino Unido significa que a rainha não está no palácio.

Terminada a Troca da Guarda, e as muitas fotos do palácio e do balcão da Rainha, caminhamos pelo Green Park. Se curtir a idéia, é possível fazer um pic nic nos jardins, não da rainha, mas no vizinho a ele🙂.

Próximo destino – Kensington Palace. Foi aí que viveu Diana e quando o visitamos em dezembro/2010 parte dele estava sendo reformado para ser a residência oficial de William e Kate após o casamento. O Palácio fica em meio ao lindo Kensington Park, com lago, pássaros, playground e lindo jardim que por si só já valem um passeio com as crianças.

Mas tem mais, é possível visitar parte do palácio: alguns aposentos reais e algumas exposições temporárias com trajes da Rainha e de Diana! Não é preciso dizer que a Iaiá amou, né? – na verdade todos amamos… Não chega a ser uma visita a um museu enorme, em uma hora estava visto, mas é um passeio incrível. Para finalizar tem aquelas lojinhas de museus onde foi possível encontrar coroas e cetros de rainha para as crianças, foi fatal. A essa altura as crianças estavam completamente inebriadas com tantas histórias reais de rainhas, princesas e príncipes (e bruxa!).

Nossas Dicas sobre o Kensington Palace:

1) se curte a idéia de um pic nic, o Kensington Gardens é um lugar perfeito para isso;

2) as crianças não pagaram para visitar o Palácio;

3) Tinha fraldário e foi super kids friendly! 🙂

4) no Kensington Garden tem o restaurante/ café Orangery. Muito legal, com menu para crianças e inclusive com opções para um típico chá inglês à tarde. Um lugar ultra agradável e como tudo em Londres: ultra kids friendly! Dá só uma olhada no que tinha escrito no menu:

“We love to see children at the Orangery and can offer them a special treat – their very own version of afternoon tea.”

Só não foi “super” barato, mas se você está acostumada aos preços de São Paulo não irá se assustar…

5) Em Kensigton Park tem um playground super legal, com o nome de Diana Memorial. Considere que tem uma caminhada até alcança-lo, mas o caminho é lindo e super agradável.

E o dia ainda não acabou! Saímos do Kensigton Park e caminhamos por Kensington – o bairro e a rua, uma região super charmosa, com lojas legais e um Whole Foods Market, na 63-97 Kensigtons High Street. Nesta loja tem vários restaurantes no primeiro andar, inclusive sushi – a comidinha preferida da turma. Também tem fraldário e um monte de crianças.

A galerinha já estava cansada então demos uma passadinha na Harrod’s – que é mais ou menos próxima daí, só para ver a fachada iluminada.

Agora, se sua turma ainda aguenta… dá para dar umas voltinhas pelo charmosíssimo bairro de Kensigton em direção à Brompton Rd e acabar a noite na Harrod’s.

Papis tem um especial elogio para lugares especiais e Kensington Palace, Park, Street e o bairro receberam o aval de Papis: “Lugarzinho agradável esse.”

Ahah, até eu que sou mais bobinha também acho!🙂

A – Orangery; B – Kensington Palace; C – Diana Memorial Playground; D – Whole Foods; E – Harrod’s;

Próximo post – Londres – as crianças amaram Greenwich

»

  1. Q delicia! Fui passeando com vcs ao longo da leitura deste post. Essa viagem é um sonho antigo…..
    E observar q é possível ir com os pequenos me animou.
    Só não vai dá pra ser surpresa rsrs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s