Fortaleza – passeios que fizemos

Padrão

Fortaleza é sinônimo de praia.

Praia do Futuro

A Praia da Futuro é uma praia de areias muito brancas e água limpa numa temperatura maravilhosa. É verdade que na maré alta tem ondas mais fortes, é preciso prestar mais atenção às crianças. Mas na maré baixa surgem piscinas naturais deliciosas. Nunca fui uma pessoa que ama praia, sou da turma dos branquelos que vivia embaixo das sombrinhas torcendo para o dia acabar, mas amo a Praia do Futuro, é das minhas preferidas.

Praia do Futuro

Praia do Futuro

Além de nos hospedarmos nela, maiores detalhes aqui, fomos vários dias à praia propriamente. Lá tem várias barracas e restaurantes que oferecem infra estrutura de mesas, chapéu de palha, banheiros, duchas de água doce e até playground e piscina para os pequeninos. O melhor peixe que comi em Fortaleza foi na barraca Itaparicá, mais aqui, e é aqui também que tem a noite do caranguejo na quinta-feira.

Minha dica: tem que ir ao menos uma vez. E sinceramente, é melhor que algumas praias distantes…

Fortaleza 24

Cumbuco

Outra praia linda de areia branca. Aqui tem opções de prática de esportes do tipo kite surf e caiaque ou passeios de buggy, jegue. Mas o mar é mais agitado, tem algas, galhos, pedras… as crianças não a-ma-ram… Mas foi legal, tem que conhecer.

Fortaleza 31

Em Cumbuco também tem restaurantes “pé na areia” que oferecem mesas cobertas, banheiros, água doce. Mas sinceramente achei a infra estrutura pior do que na Praia do Futuro. De qualquer forma, vale e deve ser visitada, ao menos uma vez.

Fortaleza 28

Fica cerca de 40min. de Fortaleza em direção a oeste. Fomos num sábado e estava cheio. Especialmente cheio daquelas mesas de gente que passa o dia tomando cerveja… Melhor ir durante a semana.

Fortaleza 16

Beach Park

O Beach Park é um parque aquático muiiito bom, organizado, limpo, diversificado. Para as crianças este é o programa imperdível de Fortaleza. Tão bom que ganhou post exclusivo, aqui.

Fortaleza 26

Praia de Iracema e Av. Beira Mar

É para o calçadão e entorno da praia de Iracema que as pessoas vão no final do dia. No calçadão da Av. Beira Mar tem uma feirinha com artesanato, rendas, cacarecos, personagens, quiosque de informações e barraquinhas. É bem animado. Não deixe de experimentar a tapioca, mais sobre ela aqui.

É também nesta região que estão muitos restaurantes, lanchonetes, sorveterias e hotéis. A oferta e variedade é grande. Então esta é a região que fica cheia à noite, é um passeio bem agradável, com a brisa do mar batendo. Mas, como nada é perfeito… tem transito e não é lá muiiito fácil estacionar. Há relatos de batedores de carteira, não vimos absolutamente nada, mas os restaurantes todos têm seguranças armados.
Fortaleza 17

Centro de Turismo do Ceará

Localizado no centro de Fortaleza mais precisamente na antiga Casa de Detenção do Ceará, o Centro de Turismo – EMCETUR, oferece o melhor do artesanato local: rendas, bordados, castanhas, objetos em couro, peças de madeira. Também tem lá um pequeno Museu de Arte e Cultura Popular do Ceará.

É um lugar limpo, organizado e com bom atendimento, mas que fecha por volta das 17:00h. Planeje-se e atente ao horário. Ah, dá para estacionar no pátio interno, custava (2012) cerca de R$3,00. Na minha humilde opinião é o melhor lugar para comprar rendas e bordados, tem coisas realmente muito bonitas e de boa qualidade.

Fica muito próximo do Mercado Central e do calçadão do centro da cidade. Vale uma voltinha no entorno.

Com relação à segurança, achei a EMCETUR absolutamente segura, tranquila. Já o Mercado Central é mais movimentado, mas não vimos nada de mais. De qualquer forma, sempre bom ficar atento e não transitar por lá à noite ou com máquina fotográfica grande.

Ponte dos Ingleses

Depois do Mercado Central e EMCETUR fomos para a Ponte dos Ingleses ver o liiindo por do sol.
Fortaleza 7
A Ponte dos Ingleses foi construída em 1921 por uma companhia inglesa, por isso o nome, e deveria ser o porto de Fortaleza – nunca funcionou como tal. Mas sobrou o pier, hoje recuperado e que avança sobre o mar, e um calçadão onde é possível alugar bicicletas.
Fortaleza 5
Algumas casinhas do entorno estão em processo de recuperação mas tem ruas mais escuras no entorno… melhor parar na entrada do calçadão. E não se esqueça de que está na região central da cidade.
Fortaleza 8       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s