Continuando E não dá trabalho? (1)
Pois é… as malas dão trabalho mas ao menos não andam sozinhas, já as outras malinhas… 🙂
É preciso orienta-los a não se separar em lugares muito cheios. É preciso lembra-los de não esquecer a mochilinha pessoal e aquilo que ela carrega.
É preciso chama-los para fazer o número 1 e o número 2 na hora em que temos um bom banheiro ao alcance (e invariavelmente alguém não o usará para poder deixar sua “lembrança” depois, num banheiro pior! Será um problema no chip dos meus filhos?). Tem mais dicas aqui.
É preciso estar atento para ter uma muda de roupa ou casaco na mão.
É preciso ter água, suquinho e um lanchinho que segure a tarde, ou um imprevisto, até que seja possível sentar num restaurante.
É preciso avaliar se no menu do restaurante tem pratos que apetecem as crianças.
E se você já está cansada(o), ainda falta algo também essencial: é preciso educa-los quanto ao modo de se comportar naquele determinado lugar.
Se não é permitido tocar as obras do museu, “não toque”. Se não é permitido fotografar, “não fotografe”. Se a estatura não é permitida no brinquedo, paciência, deixa para a próxima viagem.
Se nos EUA as crianças têm que usar o “booster” no carro numa idade já liberada no Brasil, respeite, vamos todos sentados nas cadeirinhas e respeitando a lei local. (Mais dicas aqui)
Se na Europa as pessoas falam baixo, não gritam e tentam não incomodar a pessoa ao lado, lá vamos nós explicando, mostrando e exemplificando o comportamento esperado das crianças.
Como brinca o Papis, nas viagens de férias o trabalho sem fim vai com a gente!
Mas não é nossa função mesmo? E afinal de contas, trabalho sem fim é… sem fim! 😉
E viajando é uma ótima oportunidade para conversarmos sobre as diferenças culturais, o respeito às regras, enfim, é uma excelente oportunidade para educarmos nossos filhos para o mundo!
Ficou cansada(o)?
Não desista, viajar com as crianças é muito divertido e enriquecedor! Elas aprendem muito, crescem e nos surpreendem.
E parafraseando algo que sempre ouço: aproveite que elas “ainda” adoram viajar com vocês! 😦
Ai, não! Sou mãe corujíssima! Eles vão sempre estar por perto e o Dito aos 05 anos me prometeu uma viagem para a Disney no meu aniversário de 80 anos, mesmo que eu precise “de uma forcinha numa cadeira de rodas”! Palavras dele 🙂 !
Aí quem vai ter trabalho serão eles! E vão criar um blog: Vovós também viajam!
Adore o blog, muito organizado e com dicas ótimas (bem se vê que você é uma ótima mãe), pena que as minhas meninas já cresceram, mas sempre viajávamos juntos e nunca tive problemas. Acho que a melhor dica é uma boa educação, assim não temos tanto trabalho e nem aborrecemos outras pessoas. Enfim, adoro acompanhar os pimpolhos dos amigos e os seus são muito fofos. Beijos
Super obrigada pelas palavras e pela visita Eliane, acompanho suas meninas também e parecem muito educadas, esse é o segredo de tudo, né? Parabéns!