Hospedagem – aluguel de temporada, trâmite da reserva

Padrão

Post anterior – Hospedagem – aluguel de temporada, assegure-se

Você encontrou o imóvel que te interessa, no valor que te interessa e gostou do contato com o proprietário. Só falta fazer a reserva e pagar. Como funciona?

Alguns proprietários têm contratos que são enviados por email, assinados, escaneados e devolvidos. Outros são mais diretos e passamos logo ao pagamento da reserva.

Abaixo explico apenas as formas de pagamento de reserva, caução e quitação de pagamento que já experimentei, tá?

Reserva:

1) Via Paypal – você fará a transferência do valor referente à reserva do imóvel, que varia entre 30 e 50% do valor total, através da sua conta Paypal. O valor será debitado no seu cartão de crédito e creditado no cartão ou conta do proprietário sem que ele tenha acesso a seus dados. O proprietário apenas receberá um e.mail informando sobre a transação.

Está é minha transação preferida, onde sinto que os meus dados estão mais protegidos. Só que quem escolhe a forma de pagamento são os proprietários, então de vez em quando não é possível usar Paypal.

O que é Paypal? – video

2) Via depósito bancário – nesta opção o proprietário passará todos os dados bancários dele e você terá que fazer a transferência através da sua conta corrente. Alguns bancos “dizem” que é possível faze-lo através do internet banking, mas nunca consegui… são muitos dados e sempre recebo mensagem de erro de um tal de código swift – talvez seja alguma leseira minha. Então tiro umas duas horas do dia e vou à agência fazer a transferência pessoalmente.

Acho esta forma de pagamento bastante segura, uma vez que muitos dados do cliente são de seu conhecimento e a transação é facilmente rastreada. A desvantagem é o pagamento de taxas bancárias não muito baratas, não encontrei o registro mas tenho em mente cerca de 10%. E a coisa mais chata é ter que passar umas horinhas lá no Banco, e acredite realizar a transferência também não é simples para o gerente.

3) Via cartão de crédito – via contato telefônico com a proprietária, num horário e dia agendados via e.mail, passei os dados do meu cartão de crédito. Então houve o débito do valor da reserva em meu cartão de crédito.

Acho esta forma a menos segura, uma vez que os dados do meu cartão ficaram em poder de outra pessoa. Para me proteger tenho um truque: tenho um cartão de crédito internacional que tem um limite pequeno e está sempre bloqueado para transações internacionais, quando me deparo com situações como essa ligo para a administradora do cartão, informo o valor que está autorizado a ser debitado e solicito que o cartão continue bloqueado para qualquer outro débito.

Ufa, reserva pronta!!! Agora é só embarcar?

Calma, antes da viagem às vezes ainda é preciso quitar o pagamento do aluguel ou fazer um depósito caução para cobrir eventuais danos causados ao imóvel. Estas datas e orientações serão todas passadas pelos proprietários.

Caução e quitação do aluguel:

1) Via Paypal – funcionará da mesma forma praticada no momento da reserva. Deve ser feito alguns dias antes do check in, conforme orientação do proprietário. A devolução da caução acontecerá alguns dias depois do check out na forma de crédito no seu cartão de crédito, sempre via Paypal.

De novo acho esta a opção mais simples, embora o proprietário só vá fazer a transação de devolução da caução dias depois de seu retorno. E se passa pela sua cabeça: mas e se ele não devolver? Bem, se isso ocorrer o Paypal tem os dados das transações e apesar da dor de cabeça é possível chegar até ele.

2) Pagamento em $ – no momento do check in você quitará o aluguel em questão e entregará um valor referente à caução que será devolvido no momento do check out.

Vejo esta opção com dois pontos de vista diferentes:

1) não gosto de carregar muito dinheiro em espécie, acho um problema a compra da moeda aqui no Brasil e depois tenho que carrega-lo até o momento do check in. Mas…

2)  adoro receber de volta um “bom dinheirinho” nos momentos finais da viagem – já fizemos cauções que variaram entre U$200 e $500 euros! Assim já começo a economizar para a próxima viagem! Eba!!!🙂

3) Via cartão de crédito – alguns dias antes do check in a proprietário me informa que fará o débito do valor da quitação do aluguel + o valor da caução, então ligo para meu cartão de crédito informando e autorizando a transação. Alguns dias depois do check out a proprietária faz o reembolso do valor via crédito no meu cartão de crédito.

Confesso que acho esta a opção menos segura, por isso acho importantíssimo ler os comentários dos usuários anteriores. Assim conheço um pouco a pessoa com quem estou tratando e me sinto mais segura.

Agora está realmente acabado! Pode embarcar, boa viagem!!!🙂

Post anterior – Hospedagem – aluguel de temporada, assegure-se

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s