Mapas

Padrão

Antes de tudo, mapas são essenciais no planejamento de viagens.

É preciso conhecer as distâncias e os tempos de percurso para planejar os deslocamentos, grandes ou pequenos. Esta informação vai definir horários de saída ou chegada, paradas, refeições…

Também é preciso conhecer o mapa das cidades para planejar os passeios e melhor aproveitar os deslocamentos, assim você não fica andando de um lado para outro desnecessariamente. Para isso use e abuse dos sites oficiais das cidades.

Fonte: Pintrest

Para deslocamentos maiores eu adoro o site da Via Michelin, aquele mesmo do bonequinho gordinho🙂.

Ele traça a rota, calcula o consumo e o custo de combustível e pedágio; dá sugestões de várias rotas, rápidas, curtas, baratas e até cenográficas; e ainda aponta os pontos suscetíveis a eventuais problemas. Para mim, imbatível! Mas se você conhecer outro por favor me apresente, tá?

Tem também o Google Maps, básico, rápido, sem muita complicação. E que para calcular trajetos menores, dentro das cidades é mais rápido e eficiente. Num piscar de olhos. Em 2014 o Google Maps mudou e já não consigo fazer tudo o que gostava de forma tão rápida😦 ando preferindo o Via Michelin.

Mas é sempre bom checar informações, ler diferentes fontes, pedir informações e estar atento… Por que?

Porque numa pesquisa simples, a rota para chegar de São Paulo ao Resort Vila Gallé de Angra dos Reis, os dois sites acima sugerem a rota mais complicada, embora mais curta: descer a serra de Guaratinguetá – Paraty. Se tivesse a opção “com muita emoção” esta rota seria perfeita! Tem um trecho desta estrada, no alto da serra, que tem alguns “cotovelos” (como aqueles da serra Ubatuba – Taubaté), numa estrada de terra que se não estiver interditada estará molhada graças à umidade dos trópicos e da Mata Atlântica onde ela está inserida…

Como se diz em inglês: please, double check as informações antes de colocar as crianças no carro, ok?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s